ANTES de adquirir um animal de estimação - Tutoria Responsável

Algumas coisas precisam ser consideradas ANTES de adquirirmos um bichinho de estimação. É bom refletir bem e não ficar com um lindo bichinho só por impulso. Essa atitude evita o abandono e os maus tratos, uma coisa tão comum e tão triste!


- Responsabilidade: um gato ou cachorro vive 15 anos ou mais. Estou preparado para assumir essa responsabilidade, de cuidar desse animalzinho com todo carinho, na saúde e na doença, até que a morte os separe? Isso mesmo, igual a um casamento! É um compromisso para a vida toda do animal! Todos da família concordam? E nas viagens de férias, como faremos para que ele fique bem cuidado?

- Recursos: tenho condições financeiras de providenciar uma boa alimentação, com ração super premium ou no mínimo, premium, vacinas de qualidade, consultas veterinárias sempre que necessário, vermifugação, controle de pulgas, carrapatos, fungos e outros problemas, se surgirem? Tenho ainda recursos emocionais para oferecê-lo, isto é, estou disposto a dar atenção a ele, dedicar tempo regularmente, dar carinho, não deixá-lo muitas horas sem companhia? Estou decidido a nunca maltratá-lo, muito menos abandoná-lo?

- Segurança: já providenciei telas nas janelas que dão para a rua, os muros são altos o suficiente para que ele não fuja? Estou convencido da importância de não permitir que ele tenha acesso à rua? No caso de apartamentos, as telas são mais importantes ainda! Se ele cair, pode não sobreviver, mesmo que seja de um andar baixo. Lembrando que o gato que tem acesso á rua vive, em média, apenas 4 anos. Acaba se perdendo, sendo atropelado, envenenado, machucado em brigas, pegando doenças de outros animais (FIV e FELV, Aids e Leucemia Felina, são transmissíveis nas relações sexuais e saliva, por exemplo). Sem falar que, se ele fizer sujeira ou bagunça na casa ou quintal de outra pessoa, a responsabilidade é de quem? Se fosse o gato de outra pessoa na nossa casa, a gente não ia gostar disso, não é mesmo?


- Castração: Aceito o fato de que a castração é o melhor para o gatinho de estimação? Gato castrado não terá a necessidade de fugir, procurando acasalar-se. Outros benefícios da castração são: reduz risco de doenças e infecções, como de mama e útero, e piometra, nas fêmeas; previne comportamento anti-social de machos marcarem o seu território com urina; aumenta a expectativa de vida do animal; evita crias indesejadas e por consequência, a superpopulação de animais domésticos e o abandono.

Leia também: Por que todo dono deveria castrar o seu gato , revista Veja.

- Higiene e saúde: Estou disposto a cuidar bem da saúde do meu bichano? O gatinho precisa de muitos cuidados, diários e semanais, variando conforme a raça e o comprimento da pelagem. As unhas precisam ser aparadas semanalmente ou pelo menos quinzenalmente. Orelhas precisam ser limpas. As caixas de areia precisam ser totalmente limpas uma vez por semana, lavadas e desinfetadas com água sanitária. Os torrões de urina e as fezes, recolhidos com a pá várias vezes ao dia. O potinho de comida precisa ser lavado pelo menos duas vezes na semana, e o pote de água, diariamente, e nos dias mais quentes, duas vezes ao dia. E banhos são também importantes, podendo ser feitos mensalmente. A secagem é muito importante, para se evitar o aparecimento de fungos; deve ser feita totalmente após o banho, com secador. Ele precisa ter água fresca e alimento sempre disponíveis, longe da sua caixa sanitária. Precisa de um lugar limpo e aconchegante em que dormir, protegido de sol excessivo e do frio, no inverno. Se acho muito complicado providenciar todos esses cuidados, talvez deveria preferir um bichinho de pelúcia...

Ter um gato de estimação é uma experiência maravilhosa, eu recomendo a todos. Gato é tudo de bom!  Mas, não é demais lembrar, como já dizia o Pequeno Príncipe: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas". No caso de bichinhos de estimação, isso é uma grande verdade e uma grande responsabilidade. Aliás, as melhores coisas na vida exigem responsabilidade e esforço. Vale muito a pena, pode acreditar. O que colhemos de alegria e carinho desses animais magníficos não tem dinheiro que pague.

Comentários

Postagens mais visitadas